Portugal 2020

Missões

 

Missão Inversa do Setor da Saúde e Indústrias Farmacêutica e Biotecnológica

 

30 de setembro a 4 de outubro de 2019

Porto, Norte e Centro de Portugal

 

Decorreu entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro de 2019 a segunda missão inversa de empresas cubanas ao nosso país inserida no projeto “Internacionalização de PME’s para Cuba”. Esta missão exclusiva para os setores da Saúde e das Indústrias Farmacêutica e Biotecnológica, contou com a participação de 7 empresas e entidades cubanas.

 

Organizada pela Câmara de Comércio Portugal-Cuba, esta missão contou com 7 empresas e instituições cubanas (Câmara de Comércio da República de Cuba, Medicuba, Farmacuba, Biocubafarma, Serviços Médicos Cubanos e Centro de Isótopos de Cuba) lideradas pela Dra. Inalvis Bonachea Gonzalez, Diretora de Política Comercial com a Europa do Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba (Mincex). Durante os 5 dias de missão a delegação cubana visitou algumas das mais relevantes empresas e instituições do setor médico e farmacêutico de Portugal. Estes encontros permitiram reforçar o relacionamento das empresas cubanas com as empresas portuguesas que já trabalham com Cuba, mas também motivou novas empresas e instituições a explorar este mercado, tendo-se identificado inúmeras oportunidades de importação, exportação ou cooperação.

 

A missão incluiu ainda a realização de um fórum empresarial na Fundação Cupertino de Miranda em Famalicão.

 

Missão Inversa do Setor Alimentar

 

27 a 31 de maio de 2019

Porto e Norte de Portugal

 

Decorreu de 27 de maio a 31 de junho de 2019 uma Missão Inversa Cubana a Portugal do setor alimentar organizada pela Câmara de Comércio Portugal Cuba (CCPC).

 

Liderada pela Viceministra da Industria Alimentar de Cuba, Marlene Rosabal Sanchez, a comitiva incluiu representantes do Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, da Câmara de Comércio da Republica de Cuba e de 7 (sete) empresas produtoras, exportadoras, importadoras e comercializadoras de alimentos, bebidas e equipamentos destinados à industria alimentar.

 

No total dos 5 dias de trabalho, as empresas e instituições cubanas visitaram 32 empresas produtoras portuguesas e reuniram também com mais 38 empresas num espaço destinado a reuniões bilaterais nas instalações da AEP.

 

Nas reuniões surgiram vários projetos de cooperação/negócio entre as empresas dos dois países, na vertente de importação/exportação, e também no investimento.

 

A comitiva foi recebida pela Embaixadora de Cuba em Lisboa Mercedes Martinez, pelo Presidente da AICEP Luís Castro Henriques, pelo Presidente da AEP Paulo Nunes de Almeida, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Famalicão Paulo Cunha.