Código do Projeto – POCI-02-0752-FEDER-037678
Designação do Projeto – Internacionalização das PME para Cuba
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos – Internacionalização das PME
Objetivo Principal – Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção – NUTS Norte e Centro
Entidade Beneficiária – Câmara Comércio, Indústria, Serviços e Turismo Portugal-Cuba
Data de aprovação | 21-06-2018
Data de início | 01-11-2018
Data de conclusão | 31-12-2021
Custo total elegível |324.076,80€
Apoio financeiro da União Europeia |FEDER – Euro 275.465,28 €
Síntese do projeto, objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Síntese do Projeto:
Este projeto visou difundir em Cuba a oferta portuguesa de bens e serviços, apoiando para tal as empresas no reforço da sua capacitação para a internacionalização, aumentando a sua capacidade exportadora e o seu reconhecimento internacional.
Objetivos:
- Sensibilizar as empresas nacionais para fatores críticos de competitividade, disponibilizando todo o apoio e informação necessária às relações económicas entre Portugal e Cuba;
- Estimular e apoiar os contactos entre os agentes económicos interessados no desenvolvimento das relações entre os dois Países;
- Promover a cooperação das empresas nacionais em áreas de competitividade crítica dos seus negócios;
- Facultar às empresas informação relevante sobre o mercado cubano, minorando as assimetrias de informação dos agentes económicos;
- Divulgar oportunidades de negócio em Cuba;
- Incrementar as competências empresariais, em domínios relevantes para a competitividade e internacionalização das PME;
- Contribuir para a difusão internacional da oferta portuguesa de bens e serviços;
- Contribuir para o desenvolvimento de processo colaborativos de internacionalização, através da partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos.
Neste sentido, estão contempladas as seguintes atividades:
- Oportunidades no Mercado Cubano (levantamento, em estreita articulação com o governo cubano, das oportunidades de investimento e de exportação para Cuba e no estabelecimento das condições necessárias para a criação de um Centro Português de Negócios em Cuba para apoiar as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização e de um Centro de Inteligência para Empresas Cubanas, seja na provisão de serviços especializados, seja na oferta de espaços de trabalho).
- Fazer negócio em Cuba (desenvolver ferramentas e ações de capacitação das empresas que pretendam entrar no mercado cubano, fundamentais para o sucesso do negócio em Cuba e para reduzir os níveis de risco associados).
- Prospeção e promoção em Cuba (realização de missões a Cuba com missões inversas, visando reforçar o conhecimento dos empresários quanto às oportunidades e ao modelo de funcionamento os negócios em Cuba, bem como facilitar o estabelecimento de parcerias e de redes para a internacionalização para Cuba e para a operação conjunta no território).
- Comunicação (apostar na comunicação como ferramenta para divulgar o potencial do mercado cubano e de interação dinâmica com as PME portuguesas, favorecendo a ampla difusão dos resultados do projeto e a maximização dos impactos do mesmo).
- Gestão de Projeto (atividade transversal a todo o projeto, englobando as ações de acompanhamento e monitorização do Projeto).
A entidade beneficiária considera que pese embora todas as adversidades que encontrou durante a execução do projeto, nomeadamente a situação de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional da COVID-19, declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em 30 de janeiro de 2020 e consequente declaração de pandemia pela mesma entidade em 11 de março de 2020, cumpriu com a maioria dos objetivos a que se propôs. Infra, fotografias.
Evento Abertura – AEP
Missão Inversa Setor Alimentar
Receção C.M. Famalicão
Missão Inversa Setor Saúde
Universidade do Porto – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde