A uma distância de 45 quilómetros a oeste de Havana e com uma extensão de 465,4 quilómetros quadrados
- subdivididos em nove setores a serem desenvolvidos por etapas - a Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel (ZEDM) é um mega-projeto realizado por Cuba que "aspira para ser uma referência regional na atração de capital estrangeiro ", cujo desenvolvimento tecnológico deve levar à produção de bens e ao fornecimento de serviços de alto valor agregado.
A sua localização geográfica no centro da região do Caribe e nas Américas, entre a junção do eixo norte-sul / leste-oeste, torna-o o centro de uma circunferência de mil milhas de raio, onde as principais rotas da tráfico marítimo de bens no Hemisfério Ocidental.
Após quatro anos de criação, o ZEDM começa a amadurecer e já possui 31 projetos aprovados. Conseguiu capturar uma quantidade de investimento que excede 1.100 milhões de dólares, de acordo com Ana Teresa Igarza Martínez, sua diretora geral.
Desde a última edição da Feira Internacional de Havana, foram aprovadas 12 novas empresas e, além dos projetos atraídos para o setor A - destinados a indústrias de alta tecnologia, logística e fabricação avançada - os investimentos foram autorizados para os setores orientados para as atividades turísticas e agrícolas, e para a indústria dos materiais da construção.
Da mesma forma, o trabalho relacionado ao desenvolvimento de uma infra-estrutura de alto padrão foi priorizado. A este respeito, o Estado cubano investiu uma média de 300 milhões de dólares por ano. De acordo com Igarza Martínez, até à data, a área tem cerca de 29 quilómetros de rodovias e outras estradas, além da existência de uma linha ferroviária com todos os serviços, incluindo a faixa dupla, que permitem acelerar o processo de transporte dos bens.
O terminal de contentores, que também estará comemorando seu quarto aniversário, atingiu este ano um milhão de contentores operados, como parte de sua estratégia de expansão para a região, e já possui operações com 14 das mais importantes companhias de navegação a nível internacional.
Gostaríamos que este megaprojeto floresça mais rápido e os seus resultados sejam mais tangíveis, mas sabemos que o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba foi e é o principal obstáculo para a decolagem da Zona. No entanto, o facto de que os números acima mencionados existem evidências claras de que está indo para substituir as importações, aumentar as vendas no mercado internacional e criar novas fontes de emprego, tudo em coordenação com a economia doméstica.
Atualmente, o trabalho continua paralelo, além disso, no desenvolvimento de infraestruturas básicas e auxiliares, na captura e aprovação de empresas, bem como no processo de investimento para seu estabelecimento e produção.
Os representantes dos novos projetos durante o 2º. Fórum de Investimento - uma das principais atividades do 35º. edição da Feira - mostraram suas experiências e resultados de trabalho, apreciaram a oportunidade desta área pelo seu potencial e expressaram, acima de tudo, a sua satisfação com o sistema Single Window que opera na Área, que agiliza os procedimentos, dá confiança para os interessados em negociar com o país e torna o processamento de documentos legais muito eficiente.
Porque investir em Mariel?
O ZEDM fornece uma plataforma produtiva e logística de primeira classe para o estabelecimento de empresas cujas produções e serviços serão destinados ao mercado interno ou para exportação e beneficiarão do seu quadro regulatório, dos seus incentivos e do seu ambiente de negócios amigável.
Carteira de projetos
Importantes empresas cubanas desenvolveram um grupo de projetos (atualmente 50) para seu desenvolvimento dentro do ZEDM com participação estrangeira. O investidor não se limita de forma alguma à seleção dos projetos da Carteira. Você pode preferir desenvolver seu próprio projeto de acordo com as diretrizes e prioridades.
Empresas estabelecidas: 31
Países: 14
Multinacionais: 8
Empregos diretos: 4 638
Valor do investimento: mais de 1 100 milhões de dólares
Empresas com capital 100% Cubano: 5
Empresas com capital 100% estrangeiro: 16
Joint ventures: 8
Contratos da Associação Económica Internacional: 16
Usuários em operações: 9
Ver notícia original