O Embaixador de Portugal em Havana José Pedro Machado Vieira visitou a Primeira Edição da Feira de Desenvolvimento Local de Havana, que decorreu na passada semana no maior recinto de feiras da capital, a ExpoCuba.
Foi acompanhado pelo Chefe-Adjunto de Missão, Ricardo Alves, pelo Conselheiro Económico e Comercial e Delegado da AICEP em Cuba, Álvaro Cunha, e pela Leitora do Camões na Universidade de Havana, Isabel Gaspar.
Esta feira teve como objectivo promover de forma geral os agentes económicos de Havana, merecendo particular atenção o facto de ser dado especial destaque à presença de agentes económicos privados, em especial PME, que apenas em Setembro passado foram de novo autorizadas.
De acordo com os dados oficiais divulgados, 3142 expositores representaram 763 actores económicos, dos quais pelo menos 611 eram privados (PME, cooperativas ou trabalhadores por conta própria). Estiveram presentes sectores muito diversos, nomeadamente o alimentar, o de construção civil e de materiais de construção, e o de serviços a empresas.
Na apresentação e na promoção do certame as autoridades deram particular ênfase à necessidade de as empresas estatais se articularem com os agentes económicos privados, em consonância com as tomadas de posição que vários responsáveis governamentais têm repetidamente tornadas públicas. Incentivo neste sentido foi dado também pelo Presidente Díaz-Canel na sua visita ao certame.