Portugal 2020

Cuba: unificação monetária e cambial

Concretiza-se a unificação monetária e cambial que se inicia a 1 de janeiro do próximo ano. A taxa de câmbio será de 24 Pesos Cubanos por 1 Dólar dos EUA.

Alvo de sucessivos avisos ao longo dos anos mas nunca antes concretizado, o processo de unificação monetária e cambial vai finalmente começar.

O Presidente Díaz-Canel, no passado dia 10, anunciou que a taxa de câmbio da moeda cubana relativamente ao Dólar dos EUA será fixada em 1 USD=24 CUP (Peso Cubano). O Peso Cubano Convertível, CUC, será descontinuado de forma progressiva.

Este processo, conhecido em Cuba como Ordenamento Monetário, é avaliado pelo Governo como absolutamente necessário mas de forma nenhuma suficiente para a revigoração e saneamento da economia cubana, que atravessa uma das maiores crises da sua história.

Esta qualificação é, pode dizer-se, unanimemente partilhada por economistas dos mais diversos quadrantes que se pronunciam sobre a realidade de Cuba. Prevê-se que, de acordo com os anúncios oficiais dos últimos meses, se venham entretanto a concretizar várias medidas que, a serem consequentes, deverão provocar profundas alterações do modelo económico cubano, conduzindo ao tão necessário revigoramento da economia do país.