Portugal 2020

Joe Biden é o novo Presidente dos EUA

Cuba vê sinais de esperança nesta eleição com vista ao fim do embargo.

Durante a vigência do mandato do ex-Presidente Barack Obama, foram dados passos muito importantes com o intuito de reatar as relações políticas e económicas entre os dois países.

No entanto, com a chegada de Donald Trump, inverteu-se o trilho iniciado por Obama, tendo-se agravado severamente o embargo.

Poucos países viram mudanças tão drásticas no plano das relações políticas durante o governo Trump, a ponto de se poder dizer que Cuba tinha, e tem, de facto, muito em jogo no que concerne ao resultado destas eleições em particular.

O antigo Presidente Barack Obama restabeleceu relações diplomáticas, aligeirou as restrições anteriormente impostas para viagens e remessas e tornou-se no primeiro Chefe de Estado norte americano a deslocar-se à ilha em 88 anos. O resultado foi um aumento exponencial no turismo e no crescimento económico do país.

Na sua visita de 2016 a Cuba, disse, entre outras coisas, que "... o modelo de atuação dos EUA não estava a funcionar". "Temos de ter coragem para reconhecer a verdade. A política de isolamento pensada para os tempos da Guerra Fria faz pouco sentido no século XXI" disse ainda no Gran Teatro em Havana.

Sendo Biden o ex presidente de Obama é de supor a continuidade da política conciliadora com Cuba.

Há uma nova esperança para os Cubanos e para os empresários.