Portugal 2020

A Câmara de Comércio Portugal-Cuba celebrou o seu 5º aniversário.

No dia de ontem, a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo Portugal-Cuba celebrou o seu 5º aniversário.

Ao longo destes 5 anos a CCPC desenvolveu uma intensa atividade junto das empresas e entidades de ambos os países, realizou 29 missões empresarias a Cuba, 5 missões inversas, diversos seminários e conferências sobre o mercado cubano, e organiza a participação das empresas portuguesas desde 2014 na Feira Internacional de Havana FIHAV (maior feira multissetorial das Caraíbas), desde 2016 com um pavilhão exclusivo para as empresas portuguesas.

Em setembro de 2018 o Governo Português atribuiu o estatuto de Entidade de Utilidade Pública.

Segundo dados da AICEP, a exportação portuguesa para Cuba cresceu cerca de 30% nos últimos 5 anos (de 33,6 milhões de euros em 2014 para 43,6 milhões de euros em 2018), com quase 100 empresas exportadoras ativas, contra as pouco mais de sessenta em 2014.  Estes números demonstram a aposta crescente das empresas portuguesas no mercado cubano e a confiança que depositam no seu futuro.

Os incentivos ao investimento estrangeiro, a forte aposta no setor do turismo, a localização geográfica, a população qualificada e a perspetiva do fim do embargo dos EUA, tornam Cuba um mercado de grandes oportunidades.

A equipa da CCPC agradece a todos os seus associados, aos Governos de Portugal e de Cuba, e aos seus parceiros toda a colaboração e confiança depositada.

A CCPC é hoje um projeto consolidado e respeitado no panorama empresarial, institucional e governamental de Portugal e Cuba e pretende continuar a crescer sustentadamente e a apoiar as empresas e instituições de Portugal e Cuba.