Luís Faro Ramos é o primeiro diplomata a dirigir o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. O ainda embaixador de Portugal em Cuba deixa Havana no dia 31, dois anos depois de ter apresentado credenciais.
Luís Faro Ramos, 55 anos, atual embaixador de Portugal em Cuba é o novo presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. É o primeiro diplomata a ocupar este cargo que tem como principal objetivo a defesa, promoção e difusão da língua portuguesa.
Faro Ramos diz ao Expresso que este “desafio é prestigiante. E é um reconhecimento da carreira diplomática portuguesa. Espero corresponder à importância e centralidade da cooperação , cultura e língua na política externa portuguesa”.
O novo presidente é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e substitui no cargo Ana Paula Laborinho. O novo responsável pelo Camões diz que vai “privilegiar o trabalho em equipa e uma abordagem integradora”.
Embaixador deixa Havana mais cedo
Luís Faro Ramos apresentou credenciais em Havana em setembro de 2015. A sua nomeação para a liderança do Camões acabou por fazer com que deixe Cuba mais cedo do que estaria previsto.
Fonte:
Expresso