Depois de 5 dias de feira, onde estiveram presentes mais de 3500 expositores de 73 países, o comité organizador da Feira Internacional de Havana (FIHAV) presidido por Rodrigo Malmierca Díaz, que é também Ministro do Comercio Externo e do Investimento, entregou os prémios FHIAV 2016 aos países participantes que se destacaram.
Portugal conseguiu alcançar o 4º lugar ao receber 6 prémios. O país anfitrião ficou em primeiro lugar com 17 prémios,Espanha em segundo com 8 prémios e China em terceiro lugar com 7 prémios.
A participação portuguesa foi assim destacada pela organização da FIHAV 2016 com 2 medalhas de Ouro, 2 menções publicidade, um prémio de design e uma menção ao Pavilhão de Portugal, que juntou pela primeira vez a representação portuguesa neste evento no Pavilhão de Portugal onde estiveram presentes 33 empresas e 3 associações.
Américo Castro, Presidente da Câmara de Comércio Portugal Cuba, reconhece que o sucesso desta iniciativa se deveu àparceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) na organização do Pavilhão de Portugal e também ao forte contributo dado pelas presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes e do Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho.
O objectivo para a FIHAV 2017 é afirmar o mercado cubano como verdadeira alternativa para as empresas portuguesas e conseguir levar pelo menos 50 empresas a estar presentes no evento que se afirma como sendo a maior feira multi-sectorial das Caraibas.
Esta edição da FIHAV foi a maior de sempre em termos de expositores e países representados, mais 9 do que na edição passada. O evento de encerramento e entrega de prémios contou com a participação de altos representantes do governo cubano tais como María del Carmen Concepción, Ministra da Indústria Alimentar; Salvador Pardo, Ministro da Indústria, Julio Andrés García, Vice-ministro da Agricultura, Alexis Trujillo, Vice-ministro do Turismo e Orlando Hernández, Presidente da Câmara de Comércio de Cuba, entre outros membros do governo.