Depois da abertura oficial da Feira Internacional de Havana (FHIAV) no dia 31 de Outubro, o Pavilhão de Portugal, a maior representação nacional na FIHAV de sempre, foi inaugurado no dia 1 de Novembro.
Para além dos presidentes das duas entidades parceiras que organizaram este pavilhão, Américo Castro da Câmara de Comércio Portugal Cuba (CCPC) e Paulo Almeida da Associação Empresarial de Portugal (AEP), a cerimónia de inauguração contou com a presença de António Carricarte, Vice-ministro do Comércio Externo de Cuba; José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente português; Miguel Frasquilho, Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP); Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal em Cuba e Manuel Reis Campos, Presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Durante a cerimónia, e pela primeira na FIHAV, foi prestada uma homenagem a José Martí, líder da revolução cubana face a Espanha, seguida de uma visita às 30 empresas portuguesas presentes no Pavilhão.
Foi ainda assinado um protocolo de cooperação entre a AICEP e a ProCuba, a sua homológa cubana, com o objectivo de apoiar o intercâmbio entre as empresas dos dois países. O protocolo foi assinado por Miguel Fraquilho da AICEP e Roberto Verrier Castro, Director da ProCuba.
Foto: Ladyrene Pérez