“Oportunidades de Negócios em Cuba” foi o tema do seminário que decorreu hoje, 18 de Maio de 2016, no auditório da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APdL).
Este encontro, da iniciativa da Câmara de Comércio Portugal Cuba (CCPC) e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), contou com a colaboração da Embaixada da República de Cuba em Portugal e com o apoio da APdL.
A sessão de abertura foi realizada por Américo Castro, Presidente da CCPC.
O seminário contou também com a participação de Helena Malcata, Administradora da AICEP, e com o testemunho do Presidente da empresa de tintas Barbot, Carlos Barbot. Seguidamente, a Embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada de La Torre, apresentou uma contextualização económica e social de Cuba assim como exemplificou diversas oportunidades de negócios no país.
O modelo de abordagem ao mercado cubano, através de missões empresariais, de reuniões personalizadas e de feiras foi apresentado por Américo Castro.
A experiência empresarial em Cuba foi depois caracterizada pelos testemunhos de Miguel Matos, representante da Associação Empresarial de Portugal, (AEP), entidade que realizou recentemente uma missão a Cuba em parceria com a CCPC, e de Elisabete Rita, da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que acompanhou uma missão da CCPC em Abril passado e com quem a CCPC fará em Junho uma missão a Cuba, foram esclarecedores para enquadrar este tema.
Depois de um espaço de debate, a sessão foi encerrada por Helena Fernandes, da Direcção Comercial da APdL. Por fim, os participantes seguiram para uma visita às instalações da APdL, nomeadamente ao recém inaugurado terminal de cruzeiros.