A administração Obama anunciou esta última terça-feira (26 de Janeiro de 2016) que vai retirar uma parte dos impedimentos no que diz respeito ao contacto entre os EUA e Cuba.
Serão levantadas as restrições nos financiamentos das exportações por parte dos EUA em relação a Cuba e serão diminuidos os limites de exportação de variados produtos, desde tractores a materiais de arte.
A revisão destas regras que passarão a surtir efeito a partir de hoje (27 de Janeiro de 2016), permitirão que os bancos dos EUA passarão a poder financiar directamente as exportações de qualquer produto desde que não seja de commodities agrícolas, estes ainda sob o embargo comercial.
Até esta alteração, todos os produtos enviados para Cuba tinham de ser pagos antecipadamente em dinheiro ou então teriam de ser enviados por via de outro país, processo este que implicava custos e burocracias desnecessárias.
Este é mais um passo e um sinal de uma aproximação que se torna a cada dia que passa mais evidente.
A relação entre os dois países está a caminhar para um entendimento que espera-se poder culminar com o levantamento do embargo comercial no breve prazo.
Fonte:
www.opciones.cu