Havana recebeu no dia 14 de Agosto o primeiro chefe da diplomacia norte-americana em 70 anos.
John Kerry, secretário de Estado norte-americano, esteve em Cuba numa visita histórica que pretendeu reforçar o diálogo diplomático recentemente iniciado com Havana, mas que também mostra os grandes assuntos que continuam pendentes entre os dois países.
Durante a breve visita à capital cubana, Kerry presidiu à cerimónia do içar da bandeira da embaixada dos Estados Unidos, algo que não acontecia há 56 anos.
A visita de Kerry a Havana é o culminar de um processo que deu os primeiros passos a 17 de Dezembro de 2014, dia em que os Presidentes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram ao mundo que os dois países iam iniciar negociações para o restabelecimento de relações diplomáticas, que estavam suspensas desde 1961.
Após vários meses de conversações, Obama e Castro confirmaram, a 1 de Julho deste ano, o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas, medida que seria uma realidade alguns dias mais tarde.
A 20 de Julho, a bandeira cubana é colocada no átrio do edifício do Departamento de Estado norte-americano, local onde estão as bandeiras de todos os países com relações diplomáticas com os Estados Unidos, e as secções de interesses nas respectivas capitais assumem o estatuto de embaixadas.